quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vereador Ramiro Grossi apresenta proposta de Projeto de Lei de Substituição de Sacolas Plásticas em Raul Soares


 
Caros amigos,

Depois do início dos debates em relação ao Projeto de Lei de Substituição do Uso de Sacolas Plásticas no Município e Raul Soares chegamos à uma proposta que  se encontra  aberta à críticas e sugestôes de todos que quizerem participar da construção deste movimento em prol da defesa do nosso Meio Ambiente.
Em anexo Proposta de Projeto de Lei em debate. Participe...

Ramiro Grossi
Vereador PT


PROJETO DE LEI Nº ____ /2010.

Dispõe sobre a substituição de sacolas plásticas por sacolas retornáveis e/ou oxibiodegradáveis nos estabelecimentos comerciais do Município de Raul Soares e dá outras providências

 A CÂMARA DOS VEREADORES DE RAUL SOARES, Estado de Minas Gerais, aprovou e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º- Os supermercados, as lojas de hortifrutigranjeiros, os comerciantes que operam em feiras livres, as lojas de alimentos in natura e industrializados em geral, as lojas de produtos de limpeza doméstica, as farmácias e drogarias e todos os demais estabelecimentos comerciais no âmbito do Município que distribuem aos consumidores embalagens plásticas para o acondicionamento de suas compras e usam saco de lixo plástico, ficam obrigados a utilizar sacolas retornáveis e/ou oxibiodegradáveis e saco de lixo oxibiodegradável.

Parágrafo único. Para efeitos do disposto no caput, consideram-se:

I – sacola do tipo retornável, aquela confeccionada em material durável e destinada à reutilização continuada; confeccionadas com a utilização de material resistente, suficiente para suportar o peso médio dos produtos transportados, possibilitando ainda a reutilização, sem necessariamente ser descartada.

II – sacolas e sacos de lixo do tipo oxibiodegradável são aqueles confeccionados de qualquer material que apresente degradação acelerada por luz e calor e posterior capacidade de serem biodegradados por microorganismos, atendendo alguns requisitos, como:

a) degradar ou desintegrar por oxidação em fragmentos em um período de tempo de até 18 meses;

b) apresentar como resultados da biodegradação CO2, água e biomassa;

c) seus resíduos finais resultantes da biodegradação não devem apresentar qualquer resquício de toxicidade e tampouco serem danosos ao meio ambiente;

d) quando compostados, não devem impactar negativamente a qualidade do composto, bem como do meio ambiente.
Art. 2º- Os órgãos e entidades do Poder Público situados no âmbito do Município deverão igualmente em suas atividades que imponham o uso de embalagens plásticas, utilizar produtos retornáveis e/ou oxibiodegradáveis e saco de lixo oxibiodegradável. 

Art. 3º- As embalagens plásticas restringem-se àquelas fornecidas pelos estabelecimentos comerciais, excetuando-se as embalagens originais das mercadorias que deverão receber disciplinamento próprio em função da competência para tanto.

Art. 4º - A substituição de uso a que se refere esta Lei terá caráter facultativo pelo prazo de 12 meses, contado a partir da data de publicação desta Lei, e caráter obrigatório a partir de então.

Art. 5º - Ficam os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Sociedade Civil e a iniciativa privada, autorizados a realizar campanhas educativas e de conscientização de cidadãos e instituições a respeito da substituição de que se trata esta Lei.

Art. 6º -  O descumprimento ao disposto nesta lei acarretará ao infrator notificação e as seguintes penalidades:


I – Notificação;

II – Multa no valor de 100 (cem) UFEMG e, em caso de reincidência, no valor de 200 (duzentas) UFEMG;

III – Interdição do estabelecimento;

IV – Cassação do Alvará de Funcionamento.

§ 1º – Na notificação será concedido ao infrator o prazo de 30 (trinta) dias para sua adequação às normas desta lei. Vencido este prazo sem as devidas adequações incidirá o disposto no inciso II do “caput” deste artigo.

§ 2º – No caso de persistir na infração ao disposto nesta lei, apesar da aplicação das multas cominadas, o infrator ficará sujeito às penalidades dos incisos III ou IV do “caput” deste artigo.


Art. 7º - – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, ficando totalmente revogadas quaisquer disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal, 28 de Junho de 2010

                             Ramiro Andrade Grossi
                                     Vereador PT


                                                    JUSTIFICATIVA:

O presente Projeto de Lei tem como objetivo principal a proteção ao meio ambiente e o combate à poluição causada pelos sacos plásticos comuns. É de competência de o município legislar para tal finalidade, como previsto no art. 23, VI, da Constituição Federal. Tal iniciativa também não se encontra no rol das exclusivas do Executivo, pois não cria, nem dá atribuições aos órgãos da Administração Pública, deixando a cargo do Executivo fazê-lo através de Decreto.

A substituição das sacolas plásticas comuns para sacolas retornáveis biodegradáveis e/ou oxibiodegradáveis e de saco de lixo plástico por saco de lixo oxibiodegradáveis nos estabelecimentos comerciais do Município trará grandes benefícios ao meio ambiente, pois com a não utilização das sacolas plásticas convencionais, estas deixarão de emitir carbono, que é grande poluente.

É importante sabermos que as sacolas oxibiodegradáveis são produzidas a partir da inclusão de um aditivo no processo de produção do plástico. Ele acelera a decomposição do material numa velocidade até 100 vezes maior. A sacola tradicional usada nos supermercados demora quase um século para se decompor, enquanto as sacolas ecológicas demoram um ano e meio quando mantidas dentro de casa ou no máximo meio ano quando em contato com a terra. A ação do produto é simples, ele começa a trabalhar quando o plástico é descartado, fragilizando, sob condições comuns do ambiente, as ligações entre as moléculas de carbono e hidrogênio que formam o plástico. A adição do agente acelerador de degradação em nada compromete as propriedades como a resistência dos materiais e não tem restrições quanto a impressão ou o acabamento da embalagem, além disso, o plástico continua sendo reciclável. É preciso deixar claro também  que a sacola não vai se esfacelar na mão do consumidor se ela tomar chuva o ficar no sol, pois a degradação ocorre a partir de uma exposição prolongada a esses fatores.

Pesquisas mostram que, proporcionalmente, 80% do lixo recolhido são sacos de supermercados com suas logomarcas aparecendo claramente e restos de sacos de lixo que são jogados neste local, 10% garrafas PET de água, refrigerantes, xampu etc., 2% de tecidos em geral (restos de tecido), 1% de vidros em geral, 1% de pneus de bicicletas, carros e caminhões, 5% de outros materiais, inclusive materiais utilizados em clinicas e hospitais como seringas, agulhas, pacotes de sangue etc. e 1% de metais em geral.

Cidades como Maringá-PR, Curitiba-PR, Campinas-SP, Belo Horizonte – MG, já estão aderindo a fórmula de sacolas ecologicamente corretas. Alguns comerciantes na nossa cidade também já começaram a incentivar o uso das sacolas retornáveis.

Deve-se ressaltar também que essa mudança não deverá acontecer de forma repentina, dando doze meses para que os comerciantes e consumidores se adaptem aos novos tipos de sacolas. Em relação à diferença de preços entre as sacolas comuns e as biodegradáveis, ela é muito pequena comparada com o grande benefício ambiental que será propiciado à cidade e aos seus moradores.

Certo de que a aprovação deste projeto contribuirá significativamente para a preservação do meio ambiente na cidade, solicito atenção e o apoio dos nobres colegas na votação, discussão e aprovação da matéria.

Mandato Coletivo do Vereador Ramiro Grossi PT

domingo, 27 de junho de 2010

Vereador Ramiro Grossi " No passado perdemos a ferrovia...agora e nunca mais poderemos perder o trem da história!"


O Vereador Ramiro Grossi vem questionando através de seu Mandato Coletivo e após ouvir o conjunto da sociedade raulsoarense, uma série de ações do Poder Executivo que vem emperrando o desenvolvimento de Raul Soares.
Dentre eles está o total abandono dos investimentos em cultura, do desenvolvimento do turismo, da manutenção de estradas rurais com qualidade, da limpeza e iluminação das ruas, de projetos habitacionais populares como a construção e financiamento de casas populares, de urbanização e revitalização do trânsito na cidade, da falta de organização e maior incentivo das práticas esportivas, da falta de programas de geração de trabalho e renda, da falta de investimentos em políticas agrícolas, dentre outras pendências de ações que estão deixando à desejar no resultado positivo da  atual administração municipal.
Nunca em sua história o nosso município contou com o investimento de tantos recursos, principalmente aqueles  provenientes do Governo Federal. Diante de tantas possibilidades, até aqueles administradores públicos que mesmo sem sensibilidade social e competência administrativa, conseguem fazer uma administração razoável mediante a vinda de tantos recursos que obrigatoriamente chegam, principalmente dos programas federais.
Programas como o PRONAF, Bolsa Família, CRAS, Pro Jovem, Luz Para Todos, Minha Casa Minha Vida, Micro Créditos, Universidade Para Todos e outros, somados aos aumentos sgnificativos do FPM e dos grandes investimentos em saúde e educação, deveriam resultar em maiores avanços para a nossa comunidade se houvesse maior empenho na preparação de projetos e na execução dos mesmos.
Mais do que vontade política, precisamos neste momento único, ter sensibilidade popular para compreender aquilo o que Raul Soares precisa para sair do marasmo administrativo e criar possibilidades de desenvolvimento, seguindo o mesmo caminho do Brasil. No passado perdemos a ferrovia...agora e nunca mais poderemos perder o trem da história!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Requerimento N.º 59/2010 Vereador Ramiro Grossi requer cópia do processo de licitação e plano de obras da reforma do Ginásio Poliesportivo


 O Vereador que a este subscreve, após a tramitação regimental, requer do Chefe do Poder Executivo Municipal o Projeto Técnico de Reforma do Ginásio Poliesportivo Deputado Leopoldo Bessone, assim como a Planilha de Custos de Materiais, Mão de Obra e a Cópia do Processo Licitatório.
Justificativa:

Estão havendo especulações e questionamentos da comunidade em relação aos custos de investimentos nesta importante obra para o desenvolvimento de nosso esporte.
                  Sala das Sessões da Câmara Municipal, 26 de maio de 2010
                                                   Ramiro Andrade Grossi
                                                               Vereador PT

Requerimento N.º 58/2010 Vereador Ramiro Grossi requer direito aos vereadores de inspecionar a obra de reforma do Ginásio Poliesportivo acompanhados de profissional técnico gabaritado


O Vereador que a este subscreve, após a tramitação regimental, requer do Chefe do Poder Executivo Municipal que agende junto à Empresa Responsável pela obra de reforma do Ginásio Poliesportivo Deputado Leopoldo Bessone, a visita de uma comissão representativa de vereadores, que estará acompanhada de técnicos qualificados, para a inspeção da obra em questão. 
                      Justificativa:
 Para que o vereador cumpra o seu papel de fiscalizador é preciso que ele tenha livre acesso às obras e documentações específicas.
                           Sala das Sessões da Câmara Municipal, 26 de maio de 2010
                                                    Ramiro Andrade Grossi 
                                                           Vereador PT


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ibope: Dilma Rousseff (PT) 40% x 35% José Serra (PSDB)


A 2ª pesquisa CNI/Ibope do ano foi divulgada hoje (23.jun.2010): Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto, contra 35% de José Serra (PSDB). Marina Silva (PV) aparece com 9%.

A sondagem foi feita de 19 a 21.jun.2010 com 2.002 eleitores em 140 municípios. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o n° 16292/2010. Sua margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com relação à última pesquisa CNI/Ibope (realizada de 6 a 10.mar.2010), Dilma Rousseff (PT) cresceu 7 pontos percentuais (saiu de 33% e alcançou 40%). José Serra caiu 3 pontos (de 38% para 35%). Marina Silva tinha 8% e oscilou 1 ponto para cima, dentro da margem de erro. Aqui, quadro com todas as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial.

2° turno 

 A pesquisa também avaliou uma hipótese de 2° turno: Dilma teria 45% dos votos; Serra teria 38%.

Aprovação do governo Lula segue em nível recorde, com 75%, diz CNI/Ibope


RANIER BRAGON - DE BRASÍLIA - Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira mostra que a aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva segue em nível recorde, com 75%. No início de junho, o instituto já apontava esse percentual de aprovação.
A avaliação negativa do governo é a menor da série histórica da pesquisa. Apenas 3% dos entrevistados dizem considerar a gestão Lula como "ruim ou péssima". Consideram o governo regular 20% dos entrevistados.
CNI/Ibope aponta Dilma pela primeira vez na frente de Serra
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre 19 e 21 deste mês, em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Ela está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 16.292/2010.
Ricardo Stuckert/Presidência
Aprovação do governo Lula segue em nível recorde, com 75%, diz CNI/Ibope
O mesmo levantamento mostra a petista Dilma Rousseff (PT) pela primeira vez liderando a disputa à Presidência, com 40% das intenções de voto. José Serra (PSDB) tem 35% e Marina Silva (PV), 9%.
Em um eventual segundo turno, Dilma também bate Serra por 45% a 38%, de acordo com a pesquisa.
Na entrevista espontânea, quando não é apresentada lista de candidatos aos entrevistados, os votos declarados a Dilma (22%) e a Lula (9%), que não é candidato, somam 31%, praticamente o dobro do declarado a Serra, que tem 16%. Marina tem 3%.
Os dados da pesquisa apontam dados favoráveis à petista também em relação à rejeição. A de Dilma caiu de 27% para 23%. A de Serra cresceu de 25% para 30%. A de Marina permaneceu estável, oscilando de 31% para 29%.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Em sete anos, governo do PT criou 13.013.131 empregos com carteira assinada


O Brasil gerou 298.041 empregos com carteira assinada em maio. Foi o melhor resultado para o mês de maio e o quarto melhor desempenho mensal do mercado de trabalho em toda a história do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos primeiros cinco meses do ano, o número de novos empregos formais somou 1,26 milhão, mais da metade da meta de 2,5% milhões prevista para todo este ano.

O desempenho do mercado de trabalho entre janeiro e maio animou o ministro Carlos Lupi a aumentar a previsão do governo sobre a geração de empregos em 2010 e ao longo dos oito anos de Governo Lula. Segundo Lupi, a criação de empregos durante os dois mandatos de Lula deve chegar a 15 milhões. De janeiro de 2003 ao fim de maio de 2010 foram gerados 13.013.131 postos de trabalho.

O ministro acredita que a Copa do Mundo de futebol e as eleições vão aumentar o número de trabalhadores empregados.“A Copa do Mundo e as eleições impulsionam a economia e criam empregos temporários e na indústria. Isso gera um efeito sazonal”, explicou.

Em maio, o setor Serviços contratou mais 86.104 trabalhadores. A agricultura empregou mais 62.247 pessoas e registrou a maior elevação do nível de emprego no mês dentre todos os setores e subsetores de atividade econômica. Esse desempenho, de acordo com o Ministério do Trabalho, está associado à interação entre fatores conjunturais e sazonais, estes relacionados às atividades de cultivo de cana-de-açúcar e café na Região Sudeste.

A Indústria de Transformação criou mais 62.220 postos de trabalho. E, pelo terceiro mês consecutivo, o setor Comércio apresentou desempenho recorde, com a geração de 43.465 empregos, sobretudo no segmento varejista.

Já a Construção Civil teve, em maio, o quinto mês consecutivo de geração recorde de empregos. Contratou quase 40.000 trabalhadores.

Lula convoca para guerra contra crack, nós já entramos no combate!


Convencido de que o poder público não está preparado para enfrentar o “inimigo desconhecido”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ontem os governantes e a população a se alistarem na guerra contra a epidemia do crack. Na abertura da 12ª Semana Nacional sobre Drogas, em Brasília, na qual o Grupo RBS foi homenageado por sua contribuição nas ações de combate e prevenção à pedra, Lula afirmou que, se a sociedade não estiver unida, fica mais difícil diminuir o consumo.

– Não tem governador, prefeito, médico, psicólogo e nem assistente social preparado. Estamos em um processo de preparação e não temos o direito de ficar dizendo que o responsável é o município, o Estado e o governo federal. Todos somos responsáveis, se não pelas drogas, por acabar com elas – desabafou o presidente.

A cruzada federal contra as drogas, na qual o crack foi eleito o adversário número 1, será coordenada por uma força-tarefa de nove ministérios, órgãos do Judiciário e entidades da sociedade civil sob o guarda-chuva do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack. Para o primeiro ano de ação, o governo ofereceu R$ 410 milhões, que serão investidos em iniciativas de combate ao tráfico, tratamento de usuários e campanha de prevenção, com foco em crianças e adolescentes.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Na Assembléia da ASSEMAE, Lula anuncia que vai regulamentar Lei de Saneamento em uma semana.

 
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que vai sancionar o decreto de regulamentação da Lei de Saneamento, (a 11.445/2007) até a próxima semana. Ele manifestou sua “frustração” com o atraso de dois anos da edição do Decreto em relação à aprovação da Lei, que foi aprovada por unanimidade no Congresso e por aclamação no Senado. “O que não foi regulamentado em dois anos será feito em uma semana. A não ser que alguém não queira que o decreto chegue à mesa do presidente, mas é justamente nesse caso que o decreto tem que chegar”, disse Lula.
Com a afirmação, o Presidente atendeu a uma das mais importantes reivindicações dos sanitaristas reunidos na 40ª Assembléia que a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE realiza até 18 de junho em Uberaba, MG. Participaram da abertura o Ministro das Cidades, Márcio Fortes e o Ministro chefe da Casa-Civil, Luiz Dulci; o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, o presidente da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais, Stênio Jacob; o presidente da Federação Nacional dos Urbanitários, Franklin Moreira e a coordenadora da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, Bartíria Perpétua.
Esta foi a primeira vez que um Presidente participa de um Congresso de Saneamento. Lula falou para uma platéia formada por cerca de 1.200 gestores e representantes de movimentos sociais ligados à moradia e saneamento.
“Saneamento sempre foi tratado como coisa de quarta importância. Não era fácil convencer administradores a enterrar canos. Hoje o país começa a formar uma nova geração de administradores públicos, preocupados com saneamento”.
“Não basta ter dinheiro. É preciso saber gastar, precisamos discutir marcos regulatórios”. Mesmo com a edição do PAC, que tem injetado cerca de R$ 10 bi anualmente no setor de saneamento, Lula ressaltou a dificuldade das prefeituras de pequenos municípios em elaborar projetos para acessar recursos do Governo Federal. “Em oito anos de mandato colocamos mais dinheiro em saneamento do que foi colocado em 10, 20, 30 anos. Mas tudo o que fizemos ainda é pouco para tirar o atraso. Faço um discurso de reparação do ato dos administradores irresponsáveis”.
Lula esteve atento ao discurso feito pelo Presidente da ASSEMAE, Arnaldo Luiz Dutra, que além de cobrar a regulamentação da Lei e o estabelecimento de linhas permanentes de financiamento para o setor, criticou o ingresso da iniciativa privada na gestão do saneamento, apontando a privatização como falsa solução para o setor.
O presidente foi claro ao falar sobre a ineficiência das privatizações do setor saneamento. “Quando o estado não assumiu seu papel de fazer saneamento, vieram as empresas e tentaram tirar dinheiro daí e não deu certo. É um contra senso, quem precisa do serviço não tem dinheiro para pagar”, disse. “Agradeço por existir gente preocupada em discutir saneamento com seriedade. Nós brasileiros, somos devedores da existência de vocês. Obrigado por nos cobrarem e serem a lanterna do farol das nossas preocupações com o saneamento. Mesmo não sendo presidente no ano que vem quero ser convidado para o Congresso (A Assembléia da ASSEMAE será realizada no próximo ano em Campinas, SP).”.
Lula recomendou aos sanitaristas que encaminhem propostas para os programas de governo dos candidatos à presidência: “é preciso comprometer já na campanha”, disse.

Esta matéria foi enviada pela Tânia, Diretora do SAAE de Raul soares que esteve presente no evento representando a nossa Região.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Embolou em MG: Hélio Costa e Pimentel empatados


peemedebista e petista estão a apenas 2 pontos de diferença um do outro, segundo Sensus
Saíram os resultados preliminares da pesquisa interna encomendada pelo PT de Minas Gerais sobre a disputa pelo governo local. Realizado pelo instituto Sensus com 1.500 eleitores de 27 a 29 de maio (5ª, 6ª e sábado passados), o levantamento mostra um resultado espontâneo (quando os entrevistados não são estimulados com uma cartela de nomes) Fernando Pimentel (PT) com 10%, Antonio Anastasia (PSDB) com 9% e Hélio Costa (PMDB) com 7%. Ou seja, estão todos empatados e com diferenças na redondeza da margem de erro (que não foi informada em detalhes ainda).
Na pesquisa estimulada, foram testados 2 cenários. Um com Hélio Costa e outro com Fernando Pimentel. Em ambos os casos, o tucano Antonio Anastasia já aparece com 21%, segundo resultados preliminares. Costa tem algo próximo a 32%. Pimentel teria cerca de 30%. Ou seja, a presença de Costa ou Pimentel não faria muita diferença hoje contra o candidato do PSDB, sustentado pelo ex-governador mineiro Aécio Neves.
A diferença, aparentemente, está na perspectiva de vitória de Costa e de Pimentel. É que a rejeição ao peemedebista Costa é de 26%, a maior entre todos os candidatos. Pimentel é rejeitado por 16% dos entrevistados na pesquisa Sensus.
O PMDB mineiro também encomendou uma pesquisa de opinião e contratou o Ibope. A coleta de dados começou em 29 de maio e termina hoje (1.jun.2010). Os resultados das duas pesquisas –Sensus-PT e Ibope-PMDB– devem ser analisados na segunda-feira, dia 7 de junho numa reunião conjunta dos 2 partidos e outros aliados.
Em tese, o candidato que estiver mais bem posicionado nas pesquisas será o escolhido para disputar o Palácio da Liberdade. Como os levantamentos apontam para um empate técnico entre Hélio Costa e Fernando Pimentel, há um impasse à vista.

Os números finais da Sensus em Minas Gerais para Governador

A ordem de grandeza dos números na postagem acima está correta, mas os números finais apurados pelo Blog são os seguintes:

Espontânea

 
Fernando Pimentel (PT) - 10,2%
Antonio Anastasia (PSDB) - 9,2%
Hélio Costa (PMDB) - 7,5%

Estimulada


cenário 1

Fernando Pimentel (PT) - 27,7%
Antonio Anastasia (PSDB) - 21,4%

cenário 2
Hélio Costa (PMDB) - 31,1%
Antonio Anastasia (PSDB) - 20,5%

Rejeição

Fernando Pimentel (PT) - 17,1%
Hélio Costa (PMDB) - 24,3%
Related Posts with Thumbnails