quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eleições para a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Raul Soares: Só o voto parlamentar aberto será capaz de corrigir as distorções políticas históricas que afrontam a nossa democracia, transformam corruptos em santos e inocentes em traidores.

Desde que tomei posse como vereador na Câmara Municipal de Raul Soares, tenho lutado incansavelmente pelo voto parlamentar aberto para todas as votações legislativas. 

Propusemos a mudança da Lei Orgânica e do Regimento Interno no que trata desta matéria e por diversas vezes defendemos esta proposta na tribuna do nosso Parlamento Municipal.

Infelizmente, a Mesa Diretora, formada pelo Presidente, Vice-Presidente e Secretário da nossa Casa Legislativa, barrou o projeto de lei sem qualquer justificativa plausível e não colocou em votação para os demais vereadores decidirem democraticamente o caminho a ser seguido. Aí ficaram demonstrados claramente, todos os interesses secretos que estariam por vir, já que esta importante mudança tinha o apoio da maioria dos parlamentares.

Sem a aprovação do voto parlamentar aberto eu sabia que seria mais difícil a minha eleição para Presidente da Câmara, já que existia grande interesse do Poder Executivo em eleger um aliado afinado com os seus interesses políticos, o que não é o nosso caso, mas ainda assim acreditei na possibilidade de vitória e lancei a minha candidatura após costurar o apoio do meu companheiro de partido Vereador Eimard e dos vereadores do DEM: Joaquim Fragoso, Célio Nesce e Fernanda.

Firmado o acordo político, com a manifestação de apoio destes vereadores, tinha então os cinco votos necessários para me eleger presidente e fortalecer a nossa luta em prol da comunidade raulsoarense.

Infelizmente para nós, quando veio o resultado da apuração, tive um voto a menos que o combinado, pois houve a debandada de um vereador, que mesmo tendo firmado o compromisso conosco, preferiu votar no outro candidato.

Fiquei surpreso, mas já sabia desta possibilidade, já que em outras eleições, o fato inusitado havia acontecido e todos nós sabíamos que com o voto parlamentar secreto a responsabilidade política do voto traidor deixa de existir, pois a culpa pode ser jogada sobre o colo de outro vereador.

Defendem alguns, que acontecimentos como este fazem parte do jogo político e são considerados aceitáveis e normais, mas não acredito sinceramente que seja o exemplo que devemos dar aos cidadãos que representamos. Precisamos urgentemente fazer valer a ética na política.

Defendo a idéia de que as nossas escolhas são livres e este é o conceito maior de construção da democracia, portanto, principalmente como representantes do povo, não devemos jamais fingir ser o que não somos ou fingir acreditar no que não acreditamos. Como políticos, temos que ter posições claras e transparentes, mesmo que estas posições firam os interesses de alguns. Não devemos nunca fugir de nossos compromissos e jamais colocar a venda os nossos ideais.

Não quero procurar culpados pela nossa derrota, mas quero dizer que fiz a minha parte para vencer estas eleições, articulando dentro da legalidade e da ética pela nossa vitória, e peço que não me culpem por este tropeço ou me acusem de uma ingenuidade que não existiu. Em momento algum cantei vitória antecipada e nunca subestimei o poder e a força de articulação de nossos adversários.

 Já disse por várias vezes que nesta vida sempre soube vencer e perder, pois a vitória e a derrota fazem parte do cotidiano de quem abraça uma luta em busca de seus ideais. O mais importante é saber levantar-se da queda, sacudir a poeira e voltar sempre revigorado e mais experiente para a nova batalha.

Agradeço a todos os vereadores que votaram em mim independente de sigla partidária, aos meus companheiros de partido que permaneceram firmes nos nossos ideais e a todos que nos apoiaram e torceram por nós, apostando e acreditando em nosso projeto político para Raul Soares. O nosso Mandato Coletivo continua firme e compromissado com as causas populares, assim como o Partido dos Trabalhadores de Raul Soares continua unido para prosseguir lutando pelo bem comum da nossa comunidade.

Desejo boa sorte ao novo Presidente da Câmara Municipal Romeu Barbosa, ao Vice- Presidente Célio Nesce e ao Secretário Eimard, na condução e administração de nossa Casa Legislativa no biênio 2011/ 2012.

E que mais este fato histórico nos sirva de lição, que esta seja a última eleição secreta na Câmara de Vereadores de Raul Soares, afinal de contas, se assim continuar, quem será a próxima vítima? A nossa luta permanece viva e continuamos contando com o seu apoio e a sua participação!

Cordialmente

Vereador Ramiro Grossi
Presidente do PT de Raul Soares
Related Posts with Thumbnails