terça-feira, 7 de abril de 2009

Vereador Ramiro Grossi entrega carta de pedido de apoio à CoopertrimTarza ao Ministro Patrus



Ao
Excelentíssimo Ministro do MDS
Sr. Patrus Ananias
Prezado Ministro.
Fazemos este contato para apresentar algumas informações sobre atividades em curso no município de Raul Soares, MG, relacionadas à transformação de uma grande metalúrgica em processo falimentar em Cooperativa de Trabalhadores.
A fábrica em questão é a Industrial São Sebastião S/A. Dedicada à produção das ferramentas TARZA (ferramentas e implementos agrícolas) há 70 anos, responsável pela geração de trabalho e renda de centenas de famílias, empresa esta que se encontra desativada a cinco meses, o que tem provocado um grande impacto sócio econômico para toda aquela região.
As atividades de organização da Cooperativa desenvolvidas em Raul Soares , reunidas no denominado Projeto Travessia, tem o apoio da UFV - Universidade Federal de Viçosa, da qual sou professor e, até recentemente, assessor especial da Pró-Reitoria de Extensão na administração do novo Reitor, Prof. Luiz Cláudio Costa, apoiador incondicional do envolvimento da Universidade em projetos
relacionados aos movimentos sociais. O Projeto também conta com o apoio da CNM - Confederação Nacional dos Metalúrgicos na elaboração do Plano de Recuperação Judicial da Empresa.
Neste momento já temos constituída a COOPERTRIM - Cooperativa dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de Raul Soares Ltda., bem como finalizada a elaboração do Plano de Recuperação Judicial, que demonstra a viabilidade econômica e social da indústria que se encontra sob processo judicial falimentar. Na próxima semana o Projeto inicia sua terceira fase, qual seja a inserção da Cooperativa, representando os trabalhadores da indústria, como novo ator no processo judicial de falência.
O trabalho tem o apoio da Universidade Federal de Viçosa, da municipalidade raul-soarense, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos - CUT, da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais, deputados federais e estaduais interessados nos movimentos sociais. Desta forma, e por intermédio de importantes lideranças políticas daquela cidade, e o incansável trabalho dos vereadores Ramiro Grossi e Eimard Rodrigues , Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares, ambos do Partido dos Trabalhadores, foi realizada a nossa aproximação com o Governo Federal, para que nos dê apoio junto aos órgãos governamentais de crédito , na pessoa de Vossa Senhoria, por indicação dos Srs. Deputados Padre João, Durval Ângelo e Carlos Gomes.
A expectativa e o envolvimento dos trabalhadores tem sido muito grande em torno deste trabalho. O impacto do Projeto naquela região tem sido notável para consolidar os movimentos sociais e sinalizar oportunidades para outras iniciativas de organização popular.
A intenção das lideranças do Projeto é iniciar conversações com o BNDES com vistas à negociação de recursos financeiros necessários ao alcance dos resultados, a recuperação da indústria metalúrgica daquele Município, garantindo a plena continuidade da produção e dos postos de trabalho, por meio de uma Cooperativa de Trabalhadores (já legalizada). Desta forma, garantiríamos o trabalho , asseguraríamos o pagamento dos credores e, principalmente, reforçaríamos as práticas da democracia popular pelo incentivo ao cooperativismo.
Tenho plena disponibilidade para me deslocar quando necessário para tratar pessoalmente e conversar com Vossa Senhoria sobre este trabalho com vistas à participação e apoio de seu Ministério já que se trata de um grande projeto de desenvolvimento social de toda aquela região.
Atenciosamente,

Professor José Horta Valadares
Related Posts with Thumbnails