quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Informativo de Saúde Mandato Coletivo do Vereador Ramiro Grossi



COMBATE AO CARAMUJO
AFRICANO


Os animais dessa espécie se alastraram por quase todo o Brasil por serem assexuados e estabelecendo populações em vida livre e se tornando séria praga agrícola,chegando a nossa comunidade. Atacam e destroem plantações, com danos maiores em plantas de subsistência de pequenos agricultores (mandioca e feijão) e plantas comerciais da pequena agricultura (mandioca, batata-doce, carás, feijão, amendoim, abóbora, mamão, tomate, verduras diversas, etc.).
Achatina fulica pode hospedar ainda o verme Angiostrongylus costaricensis , causador da angiostrongilíase abdominal , doença grave com centenas de casos já reportados no Brasil. Esta doença pode resultar em óbito por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal.
O Mandato Coletivo do vereador Ramiro Grossi vê esta situação com uma imensa gravidade, já que há a possibilidade da angiostrongilíase abdominal se tornar endemia rural e urbana. O vereador eleito também pede ajuda de toda a população raulsoarense, pois é interesse de cada cidadão acabar com esta infestação em Raul Soares que já começou a acontecer na Vila Barbosa.

A utilização do nome “escargot” para comercializar a carne de Caramujo Africano caracteriza fraude e má-fé. Achatina não é “escargot”

1) Somente adultos treinados devem recolher os caracóis. Crianças e Adolescentes não devem participar das ações diretas do recolhimento do caramujo Achatina fulica.
2) O recolhimento sempre deve ser feito por pessoas treinadas ou em mutirão com os vizinhos, pelo menos da mesma quadra de quarteirão. O risco de re-infestação é alto e com certeza os caramujos retornarão ao seu quintal.
3) Recolher os caracóis sempre utilizando luvas descartáveis, sacos plásticos, na falta usar uma pá. Não ter o contato da pele diretamente com o caracol.
4) Os caracóis recolhidos devem ser incinerados, para isso utilizar uma vala, um tambor ou ainda uma fogueira cercada por tijolos ou blocos. Extermínios não eficazes:
- A utilização do sal não é recomendado, o sal serve somente para salinizar o solo.
- Também não é recomendado o afogamento em balde com água e sal
.
5) Os restos resultantes devem ser incinerados (queimados), enterrados, distante dos mananciais e poços de água. Jogar no lixo não é uma prática recomendável.
6) Não deixe pneus, latas, entulhos, plásticos, tijolos e telhas, madeiras, lixos em geral espalhados no quintal. Isso favorece a proliferação de Achatina fulica, e de outras pragas nocivas à saúde, como: ratos , baratas , escorpiões , aranhas , moscas , mosquitos como o Aedes aegypti (vetor da dengue).
OBS .: Não deixe crianças fazerem a captura, pois isto pode trazer problemas a saúde das mesmas.
Related Posts with Thumbnails