quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Informativo de Saúde Mandato Coletivo do Vereador Ramiro Grossi



COMBATE AO CARAMUJO
AFRICANO


Os animais dessa espécie se alastraram por quase todo o Brasil por serem assexuados e estabelecendo populações em vida livre e se tornando séria praga agrícola,chegando a nossa comunidade. Atacam e destroem plantações, com danos maiores em plantas de subsistência de pequenos agricultores (mandioca e feijão) e plantas comerciais da pequena agricultura (mandioca, batata-doce, carás, feijão, amendoim, abóbora, mamão, tomate, verduras diversas, etc.).
Achatina fulica pode hospedar ainda o verme Angiostrongylus costaricensis , causador da angiostrongilíase abdominal , doença grave com centenas de casos já reportados no Brasil. Esta doença pode resultar em óbito por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal.
O Mandato Coletivo do vereador Ramiro Grossi vê esta situação com uma imensa gravidade, já que há a possibilidade da angiostrongilíase abdominal se tornar endemia rural e urbana. O vereador eleito também pede ajuda de toda a população raulsoarense, pois é interesse de cada cidadão acabar com esta infestação em Raul Soares que já começou a acontecer na Vila Barbosa.

A utilização do nome “escargot” para comercializar a carne de Caramujo Africano caracteriza fraude e má-fé. Achatina não é “escargot”

1) Somente adultos treinados devem recolher os caracóis. Crianças e Adolescentes não devem participar das ações diretas do recolhimento do caramujo Achatina fulica.
2) O recolhimento sempre deve ser feito por pessoas treinadas ou em mutirão com os vizinhos, pelo menos da mesma quadra de quarteirão. O risco de re-infestação é alto e com certeza os caramujos retornarão ao seu quintal.
3) Recolher os caracóis sempre utilizando luvas descartáveis, sacos plásticos, na falta usar uma pá. Não ter o contato da pele diretamente com o caracol.
4) Os caracóis recolhidos devem ser incinerados, para isso utilizar uma vala, um tambor ou ainda uma fogueira cercada por tijolos ou blocos. Extermínios não eficazes:
- A utilização do sal não é recomendado, o sal serve somente para salinizar o solo.
- Também não é recomendado o afogamento em balde com água e sal
.
5) Os restos resultantes devem ser incinerados (queimados), enterrados, distante dos mananciais e poços de água. Jogar no lixo não é uma prática recomendável.
6) Não deixe pneus, latas, entulhos, plásticos, tijolos e telhas, madeiras, lixos em geral espalhados no quintal. Isso favorece a proliferação de Achatina fulica, e de outras pragas nocivas à saúde, como: ratos , baratas , escorpiões , aranhas , moscas , mosquitos como o Aedes aegypti (vetor da dengue).
OBS .: Não deixe crianças fazerem a captura, pois isto pode trazer problemas a saúde das mesmas.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Encontro do Vereador Eleito Ramiro Grossi com o Deputado Durval Angelo


Estive marcando presença em Manhuaçu no Encontro do Mandato Coletivo do Deputado Estadual Durval Angelo em nossa Região, para discutir e avaliar as eleições 2008 e levar assuntos do interesse de nosso Município ao conhecimento de nosso representante na Assembléia Legislativa. Acompanhado da Presidenta do PT de Raul Soares Beth Theza e do Assessor de Gabinete do Deputado, o companheiro Nelsão, trouxemos o compromisso de Durval de se empenhar pelo nosso Mandato Coletivo em prol de nossa Comunidade.

Estiveram marcando presença neste encontro, mais de 50 Lideranças Políticas da Região dentre Prefeitos, Vices- Prefeitos e Vereadores eleitos para o próximo pleito 2009/2012.

O Deputado Durval Angelo é professor, autor de vários livros e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Foi nestas eleições um dos grandes articuladores da candidatura do Prefeito eleito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, ao lado do Prefeito Fernando Pimentel e do Governador Aécio Neves.

Desde já estamos construindo um forte relacionamento político para trazermos o desenvolvimento para nossa Raul Soares.

Related Posts with Thumbnails