quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pedagogo e Sindicalista Pedro Valadares envia carta em apoio aos professores da rede pública municipal de Raul Soares em apoio a luta do Vereador Ramiro Grossi e da categoria pela implantação do piso salarial


CARTA AOS PROFESSORES RAULSOARENSES

Companheiras e companheiros,saudações a toda a categoria da educação pública municipal de Raul Soares.

Recebi do Vereador Ramiro Grossi e do Sindicalista Ramilson Lopes a informação de que no dia 30 de junho, vocês realizarão uma reunião a fim de se discutir uma proposta de luta em defesa da aplicação do piso salarial nacional na rede de ensino do município de Raul. Esta é uma iniciativa muito importante, pois esta luta está ocorrendo em todo o Brasil. Para se ter uma ideia temos neste momento 6 estados que estão em greve em defesa do piso, MG, SC, RN, AP, RJ; as cidades de Macapá (Ap), Aracaju (Se), RJ (RJ), Ribeirão das Neves (MG), Lafaiete (MG) e em campanha para a greve, Gov. Valadares, Pedro Leopoldo e Divinópolis. Sem falar nas greves que houve desde o ano passado. Este é um demonstrativo que a educação tem realizado muitas lutas em nosso país. Lutas justas que combinam a necessidade da valorização dos trabalhadores em educação com a defesa de uma educação pública de qualidade social. A discussão que vocês estarão discutindo está neste contexto, não é uma discussão isolada.
Dito isso, gostaria de contribuir com o debate que vocês irão realizar. Primeiramente apresentar a atualização do valor do piso nacional feito pelo Sind-UTEMG que é de R$1.597,87 (hum mil, quinhentos e noventa e sete reais e oitenta e sete centavos). A greve que ora este sindicato está realizando no estado reivindica este valor para uma jornada de 24h semanais. Julgo que é importante vocês incorporarem este valor para a jornada atual de trabalho de vocês. Outra questão é sobre a necessidade de um plano de carreira para a categoria. Um piso sem um plano de carreira é insuficiente. Faz-se necessário que a luta pelo piso no município incorpore a reivindicação da pauta 2011 do Sinds-Raul que é um plano de carreira que considere o tempo de trabalho (progressão vertical) com o investimento individual a partir de cursos (progressão horizontal). A reivindicação de 1/3 de hora atividade para estudos, planejamento e avaliação, deve ser outro ponto a se reivindicar neste plano de carreira, pois o nosso ofício, o de mestre (como nos fala Miguel Arroyo) necessita deste tempo fora da sala de aula, para o prepara do nosso trabalho, consequentemente para o bem da qualidade do ensino, inclusive em conformidade com a LDBEN 9394/96 em seus artigos 13 e 67.
Considero que a proposta de vocês de uma ação judicial sobre a questão do piso é oportuna, no entanto, ela tem que estar acompanhada de uma luta política de mobilização da categoria e de sensibilização da cidade. É fundamental disputar a opinião pública através de uma discussão no município sobre a importância da educação e da necessidade de valorização de seus profissionais para se garantir o bom desempenho na prestação de serviço. A continuar o quadro de sucateamento do professor a partir de um processo de adoecimento crescente, fruto da dupla e tripla jornada de trabalho, a perspectiva da falência da educação pública é certa. Por isso o caminho é o da luta. A luta de toda a sociedade pela elevação do percentual do PIB para a educação para 10%, conforme campanha desencadeada pela professora nordestina Amanda Gurgel em suas preciosas aparições públicas que tem denunciado a situação do professor. A sociedade precisa despertar para essa realidade, mas para isso é necessário que o professor desperte primeiro. Não é tempo para acomodação e nem medo.
Bem, sendo só para o momento, gostaria de reiterar que estamos à disposição de vocês. A nossa central, CSP-CONLUTAS, Central Sindical e Popular, é parte desta luta nacional e do apoio ao Sinds-Raul. Assim como os sindicatos da área da educação e dos servidores que estão ligados a nós como o Sind-Rede/BH (sindicato da rede municipal de educação de BH) e o Sindserb (servidores de Betim). O bom é que vocês já contam com a valiosa colaboração do Vereador Ramiro Grossi e com lideranças que estão despontando no sindicato como o companheiro Ramilson Lopes que tem procurado meios de fortalecer e divulgar o Sinds-Raul. Este sindicato dos servidores da cidade precisa ser fortalecido com a participação de vocês nele. Um sindicato só é forte quando tem uma categoria que o fortalece.
No mais, a vitória de vocês é nossa vitória também.
Um forte abraço!
           Belo Horizonte, 29 de junho de 2011. 


Pedro Valadares
Pedagogo e Professor da Rede Municipal de BH e integrante da       CSP-CONLUTAS MG
          E-mail: pedrovaladares16@yahoo.com.br
Related Posts with Thumbnails