quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

“Projeto Travessia”... o Programa de Recuperação da Tarza vai passar pela criação de uma Cooperativa de Trabalho em parceria com a UFV.



Neste dia 29 de janeiro estivemos na Universidade Federal de Viçosa buscando realizar uma importante parceria com aquela Instituição, com o objetivo de realizar projetos em prol do desenvolvimento de Raul Soares.

O raulsoarense e conceituado membro da Universidade, Professor José Horta Valadares, nos recebeu com total cordialidade e carinho no Departamento de Economia Rural ao lado do Professor José Levy, quando tratamos de vários assuntos relacionados a nossa Comunidade, especialmente no que diz respeito a criação da Cooperativa de Trabalho de Raul Soares e a elaboração de um Plano de Recuperação da Industrial São Sebastião, a Fábrica TARZA, que está vivendo momentos de grandes dificuldades financeiras e de possível falência.

Foi com grande alegria que recebemos total apoio daqueles Mestres maravilhosos que aceitaram o desafio de enfrentar conosco esta difícil empreitada de criar a Cooperativa e reerguer a nossa Fábrica TARZA.

Na próxima terça-feira dia 03 de fevereiro de 2009, o Professor José Horta Valadares estará em Raul Soares, às 19hs na Câmara Municipal, para “Co- ordenar” uma grande reunião com os Trabalhadores, Autoridades e partes interessadas em salvar a nossa Industrial São Sebastião. Neste dia que promete entrar para a nossa História, acontecerá a criação da Cooperativa do Trabalho e a partir dela nascerá o Plano de Recuperação da Empresa Tarza, que precisará do apoio de todos nós.

O resgate da solidez econômica da Industrial São Sebastião representa a garantia do desenvolvimento de nossa Região e de milhares de pessoas que dependem direta e indiretamente de sua geração de trabalho e renda. O fechamento definitivo desta importante e estratégica empresa significaria um baque fatal na economia de Raul Soares que causaria um grande impacto social negativo para toda Comunidade.

Que Deus nos ilumine e a todos os protagonistas e condutores deste melindroso processo que hora se inicia. Que os credores sejam pacientes e entendam que não podemos matar a “galinha de ovos de ouro”, que o Estado e as Instituições Financeiras compreendam a necessidade dos investimentos urgentes, que a Justiça julgue com clareza e determine o melhor para todos, que as entidades parceiras cumpram o seu papel social, que tenhamos competência, paz de espírito, determinação e garra para vencer.

Venha você também colaborar com a nossa vitória virando mais esta página de nossa História!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

As propostas para o Meio Ambiente


Aconteceu nesta quarta-feira dia 21 de janeiro de 2009 a Reunião do Mandato Coletivo do Vereador Ramiro Grossi na Câmara Municipal de Raul Soares com o tema definido no último encontro pelos Conselheiros da Comunidade Organizada Participativa. As ações discutidas e apresentadas pelo grupo na área do Meio Ambiente a serem apresentadas em plenário pelo vereador serão:

Propor a Câmara Municipal a elaboração do Código Ambiental de Raul Soares com a participação de toda Comunidade.

Cobrar do Poder Executivo a construção e ativação do Canil Público Municipal para resolver os problemas causados pelo grande número de cães que circulam livremente pelas ruas da cidade sem qualquer controle.

Propor ao Poder Executivo um Projeto de Arborização para todo o Município com árvores adequadas ao Meio Ambiente, com mudas produzidas pelo Viveiro Municipal e realizar cursos de podas para os profissionais desta área em parceria com o IEF, CEMIG, EMATER e outros possíveis parceiros.

Cobrar do Poder Executivo o cumprimento do Código de Postura Municipal no que diz respeito aos lotes vagos sujos que estão provocando problemas aos moradores vizinhos, que estão sendo obrigados a conviver com ratos, cobras, escorpiões, carrapatos, baratas e até mesmo com o mosquito transmissor da dengue.

Propor o tombamento da Matinha da Vila Barbosa como Patrimônio Ambiental e implantar neste local um projeto de Parque Ecológico Educativo aberto a visitação de toda Comunidade.

Cobrar do Poder Executivo a fiscalização da matança irregular de bovinos e suínos fora do Matadouro Municipal que desobedecem as Normas de Saúde exigidas pela Vigilância Sanitária e colocam em risco a saúde de nossa Comunidade.

Cobrar da PM Ambiental e outros órgãos fiscalizadores ação efetiva contra atos criminosos de poluição do Rio Santana, causados pela descarga de dejetos de suinocultura no leito do rio, que comprovadamente foram responsáveis pela mortandade de milhares de peixes, de várias espécies, por mais de uma vez em nossa Comunidade.

Propor a Câmara Municipal uma reunião com os membros do Conselho do Patrimônio Histórico Municipal e com a Empresa responsável pela realização do projeto de inventários e tombamentos do Patrimônio Histórico para que haja maior eficiência, transparência e participação na construção do processo.

Cobrar do Poder Executivo o cumprimento do Código de Postura Municipal no que diz respeito ao impedimento de calçadas por materiais de construção e entulhos utilizados pela construção civil sem que haja qualquer fiscalização das autoridades responsáveis.

Cobrar do Poder Executivo e da CEMIG a colocação de postes com iluminação pública nas ruas do perímetro urbano que ainda não possuem e trocar o grande número de lâmpadas queimadas espalhadas por todo o Município.

Propor ao Poder Executivo que construa um calçadão para caminhadas ao longo da MG 329 com sinalização e delineamento com proteção.

Cobrar do Poder Executivo e do SAAE a retomada do processo de discussão e financiamento do grande projeto de tratamento do esgoto da cidade.

Cobrar a ação efetiva do CODEMA, a criação da Defesa Civil Municipal e propor o início do projeto de conscientização para a coleta seletiva do lixo em nossa Comunidade.

Related Posts with Thumbnails