domingo, 18 de janeiro de 2009

O charme e a tradição do carnaval do interior estão no cenário de suas praças, de suas ruas apertadas e do aconchego da proximidade de sua gente...


Em relação ao que algumas pessoas estão propondo sobre a mudança do Carnaval de Raul Soares do centro da cidade para o Parque de Exposição faço a seguinte avaliação histórica com a experiência de quem trabalha a 20 anos com promoções de Eventos Culturais e Artísticos:

O Carnaval em cidades do interior que têm tradição carnavalesca, ainda é uma festa que atrai muitos foliões das grandes cidades e também das cidades vizinhas que não possuem esta tradição.

Devido ao crescimento significativo desta folia em algumas pequenas cidades, os seus administradores municipais, preocupados com a falta de estrutura de suas pequenas praças, ruas estreitas, falta de espaço, destruição do patrimônio público, poluição sonora e até por exageros no comportamento de alguns foliões, despreparados para o convívio social, resolveram retirar o “Evento Carnaval” destes locais e levá-lo para outras áreas com mais infra-estrutura como Parque de Exposições.

A história contou que esta atitude foi um grande erro destes gestores municipais, que além de enfrentarem grande oposição da comunidade carnavalesca, acabaram por destruir com a magia e a tradição do carnaval naquele lugar. Alguns retornaram com a festa para o mesmo local de sempre, sem contanto, apesar do desgaste sofrido, resolver com eficiência os problemas do passado.

É preciso pensar o Carnaval enquanto não somente uma Festa Cultural Tradicional que o povo adora, mas também enquanto Projeto Cultural que gera divisas na área do Turismo e incrementa o “Desenvolvimento Econômico” de uma Comunidade. Portanto ao invés da decisão simplista de trocar de lugar uma Festa desta proporção, é preciso investir na infra-estrutura do carnaval para oferecer o melhor para todos.

Criar novos espaços para velhos ritmos como o carnaval de marchinhas, melhorar a estrutura de banheiros, de limpeza urbana, de segurança pública ( inclusive das ruas marginais ao evento), de alternativas de turismo durante o dia como esportes radicais, áreas de camping, passeios ecológicos e abertura dos clubes particulares de lazer para o turista. Não podemos esquecer da prioridade também do investimento no desfile das Escolas de Samba e dos Blocos Carnavalescos, oferecendo melhor estrutura logística e de apoio a estas Organizações Culturais.

Antes de simplesmente mudar por mudar é preciso melhorar o que já temos de maneira pensada e organizada. O charme e a tradição do carnaval do interior estão no cenário de suas praças, de suas ruas apertadas e do aconchego da proximidade das pessoas. Com inteligência, projetos, investimentos e organização, é possível fazer do “Carnaval Festa Popular” uma importante estratégia de Desenvolvimento Econômico e Cultural de uma Comunidade. E viva a organização e viva e a alegria...

Related Posts with Thumbnails