Aconteceu nesta quarta-feira dia 21 de janeiro de 2009 a Reunião do Mandato Coletivo do Vereador Ramiro Grossi na Câmara Municipal de Raul Soares com o tema definido no último encontro pelos Conselheiros da Comunidade Organizada Participativa. As ações discutidas e apresentadas pelo grupo na área do Meio Ambiente a serem apresentadas em plenário pelo vereador serão:
Propor a Câmara Municipal a elaboração do Código Ambiental de Raul Soares com a participação de toda Comunidade.
Cobrar do Poder Executivo a construção e ativação do Canil Público Municipal para resolver os problemas causados pelo grande número de cães que circulam livremente pelas ruas da cidade sem qualquer controle.
Propor ao Poder Executivo um Projeto de Arborização para todo o Município com árvores adequadas ao Meio Ambiente, com mudas produzidas pelo Viveiro Municipal e realizar cursos de podas para os profissionais desta área em parceria com o IEF, CEMIG, EMATER e outros possíveis parceiros.
Cobrar do Poder Executivo o cumprimento do Código de Postura Municipal no que diz respeito aos lotes vagos sujos que estão provocando problemas aos moradores vizinhos, que estão sendo obrigados a conviver com ratos, cobras, escorpiões, carrapatos, baratas e até mesmo com o mosquito transmissor da dengue.
Propor o tombamento da Matinha da Vila Barbosa como Patrimônio Ambiental e implantar neste local um projeto de Parque Ecológico Educativo aberto a visitação de toda Comunidade.
Cobrar do Poder Executivo a fiscalização da matança irregular de bovinos e suínos fora do Matadouro Municipal que desobedecem as Normas de Saúde exigidas pela Vigilância Sanitária e colocam em risco a saúde de nossa Comunidade.
Cobrar da PM Ambiental e outros órgãos fiscalizadores ação efetiva contra atos criminosos de poluição do Rio Santana, causados pela descarga de dejetos de suinocultura no leito do rio, que comprovadamente foram responsáveis pela mortandade de milhares de peixes, de várias espécies, por mais de uma vez em nossa Comunidade.
Propor a Câmara Municipal uma reunião com os membros do Conselho do Patrimônio Histórico Municipal e com a Empresa responsável pela realização do projeto de inventários e tombamentos do Patrimônio Histórico para que haja maior eficiência, transparência e participação na construção do processo.
Cobrar do Poder Executivo o cumprimento do Código de Postura Municipal no que diz respeito ao impedimento de calçadas por materiais de construção e entulhos utilizados pela construção civil sem que haja qualquer fiscalização das autoridades responsáveis.
Cobrar do Poder Executivo e da CEMIG a colocação de postes com iluminação pública nas ruas do perímetro urbano que ainda não possuem e trocar o grande número de lâmpadas queimadas espalhadas por todo o Município.
Propor ao Poder Executivo que construa um calçadão para caminhadas ao longo da MG 329 com sinalização e delineamento com proteção.
Cobrar do Poder Executivo e do SAAE a retomada do processo de discussão e financiamento do grande projeto de tratamento do esgoto da cidade.
Cobrar a ação efetiva do CODEMA, a criação da Defesa Civil Municipal e propor o início do projeto de conscientização para a coleta seletiva do lixo em nossa Comunidade.