sábado, 29 de maio de 2010

Vereador Ramiro Grossi pelo voto parlamentar aberto

 
O voto parlamentar secreto consagra a irresponsabilidade, a fraude e a covardia.
 
É voto irresponsável porque à sombra do sigilo o parlamentar não tem de dar conta de sua conduta a quem quer que seja.
 
É voto fraudulento porque permite que o parlamentar traia inteiramente o mandato que lhe foi conferido e, através dessa traição, fraude a vontade do eleitorado. Debaixo do manto do voto secreto toda uma casa legislativa pode divorciar-se inteiramente da opinião pública tomando, em face dela, uma decisão não apenas minoritária, mas fragorosamente minoritária.
 
O voto parlamentar secreto é covarde porque, no refúgio do biombo, o representante do povo está dispensado do seu compromisso de retidão e moralidade.
 
O parlamentar que precisa de voto secreto para expressar-se não merece confiança. Não seria prudente que o dono de uma banca que vende bananas confiasse a ele a guarda da banca enquanto o quitandeiro tivesse de se afastar para fazer uma coisa qualquer.
 

Diferente do voto parlamentar secreto é o voto secreto do cidadão comum. O cidadão não tem de dar conta do seu voto a ninguém, senão a sua própria consciência. O voto secreto que se assegura ao eleitor é uma garantia de liberdade, é uma conquista democrática.
 

Como o grito de “Diretas Já” representou a reconquista do espaço democrático que fora surrupiado do povo em 1964 e totalmente banido em 1968, agora o grito de “Voto aberto já” pode devolver ao Parlamento brasileiro a dignidade que lhe é indispensável e que está sendo perdida por comportamentos absolutamente antiéticos de maiorias parlamentares que se escondem no anonimato coletivo por falta de hombridade para mostrar a própria face.
 

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vereador Ramiro Grossi luta contra o voto secreto na Câmara de Vereadores de Raul Soares


Foi apresentado na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Raul Soares do dia 28 de abril de 2010, Projeto de Resolução, de autoria do Vereador Célio Nesce, propondo mudança no Regimento Interno da Câmara, objetivando tornar aberto o voto para a eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa, com o apoio irrestrito do Vereador Ramiro Grossi, que desde o seu primeiro discurso na tribuna enquanto vereador, vem propondo o fim de todos os votos secretos dos parlamentares municipais.
O objetivo inicial de promover a mudança no Regimento Interno será seguido de Projeto de Lei propondo também a mudança da Lei Orgânica Municipal, para acabar definitivamente, com todos os votos secretos na Câmara de Vereadores.
Partiram do princípio democrático de que o vereador deve dar total transparência aos seus atos enquanto legislador, já que representa uma comunidade que tem o direito de conhecer as suas ações legislativas enquanto representante popular.
Nesta mesma Reunião Ordinária, o Vereador Rui do Jipe, secretário da Casa, solicitou vista de 10 dias ao Projeto, bloqueando a sua leitura, para então não poder ser votado por todos os vereadores na reunião seguinte do dia 05 de maio.
Vencido o prazo do pedido de vista, com o apoio do Vereador Quinca Donana e contra o voto do Presidente Eimard, emitiu parecer contrário à colocação do Projeto para leitura, apreciação e votação dos demais vereadores, passando por cima do que trata o Regimento da Câmara em seu artigo 208 que diz:
Art.208- Qualquer Projeto de Resolução alterando este Regimento, quando não apresentado pela mesa será encaminhado à mesma, que opinará, no prazo de dez dias úteis.
Parágrafo Único – Após a providência prevista no artigo, seguirá o Projeto a tramitação normal.
Nesta Reunião Ordinária do dia 19 de maio, o Projeto de Resolução não foi lido pela Mesa Diretora para ser colocado em votação na próxima reunião, contrariando os vereadores que lutam contra o voto secreto.
O Presidente da Câmara Eimard, que também defende o voto aberto, diante das circunstâncias, solicitou um tempo para se resguardar com mais informações sobre a legalidade dos fatos e tomar a sua decisão.
O Vereador Ramiro Grossi manifestou a sua opinião: ”Uma minoria de vereadores não pode decidir por todos os parlamentares. A democracia se constrói com a participação de todos e este direito não pode ser atropelado em nome de interesses menores, pois isto fere fortemente a democracia e a Instituição.”
A expectativa é que seguindo o princípio ético da constitucionalidade, moralidade e justiça, o Projeto de Resolução pelo Voto Aberto, seja lido na próxima Reunião Ordinária do dia 02 de junho para enfim ser votado no dia 16 de junho de 2010.
Toda a comunidade tem o dever de participar deste processo, cobrando de seus vereadores que votem pelo fim do voto secreto e contribuindo assim para a consolidação da democracia no Parlamento Municipal de Raul Soares.

Requerimento N.º 57/2010 Vereador Ramiro Grossi requer investimentos para o retorno das atividades da Casa de Cultura no prédio da antiga Estação Ferroviária



O Vereador que a este subscreve, após a tramitação regimental, requer do Chefe do Poder Executivo Municipal que invista na reestruturação da Casa de Cultura de Raul Soares para que ela volte a funcionar em sua antiga sede, na antiga Estação Ferroviária, na Praça da Cultura.
Justificativa:
 A Comunidade raulsoarense reclama incansavelmente da falta de investimentos em nossa cultura a muito esquecida por nossos governantes municipais. É sabido por todos, que atualmente, a Casa de Cultura foi tomada pela atual administração, para ser transformada na sede da Assistência Social do Município, que indiscutivelmente trabalha com importantes Programas Sociais, principalmente programas de investimento do Governo Federal. Entendemos que o Poder Executivo Municipal deveria investir em um projeto para viabilizar um novo local de funcionamento para a sede da Assistência Social, já que o Governo Federal tem disponibilizado recursos para a locação, manutenção e construção de Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para Municípios que apresentem projetos nesta área. Sendo assim, a Casa de Cultura poderia ter novamente liberado o seu espaço para o desenvolvimento de nossa cultura. Projetos como Biblioteca Municipal, Cine Clube, Exposição de Artes, Aulas de Música e Canto, Danças, Artesanato e Pintura, Lançamentos Literários, Reuniões e Encontros Culturais, Teatro, Gincanas, dentre outras atividades que poderiam ser desenvolvidas e abertas à participação de toda a Comunidade que tanto anseia pelo resgate de sua cultura como atividade social.

                         Sala das Sessões da Câmara Municipal, 19 de maio de 2010 
                                                           Ramiro Andrade Grossi
                                                                     Vereador PT

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vereador Ramiro Grossi vai apresentar requerimento solicitando a volta do funcionamento da Casa de Cultura de Raul Soares.


O Vereador Ramiro Grossi vai apresentar nesta quarta-feira dia19 de maio na Reunião Ordinária da Câmara Municipal, requerimento solicitando ao Poder Executivo a reativação da Casa de Cultura de Raul Soares. O vereador considera um descaso a forma em que a Prefeitura trata a Cultura em nosso município.Quase não existe investimento na área abandonada pelo Poder Público que rebaixou a cultura ao esquecimento total.

A mídia contra Lula e o Irã

 Do Blog do Zé Dirceu


Sem nenhum pudor nossa mídia continua sua cruzada contra o Irã. Até parece a FOX americana. Não importa que Israel tenha armas nucleares, que o Paquistão e a Índia não só tenham  como para isso recebam apoio e assistência técnica dos Estados Unidos. O que interessa é diminuir o acordo e o papel do presidente Lula. Para a imprensa brasileira o presidente da República tem que fracassar. Obrigatoriamente na concepção e torcida dela. É tudo muito pequeno e para fins internos e eleitoreiros. Uma tristeza, uma mediocridade da imprensa e um papel lamentável o de muitos jornalistas que mentem descaradamente para o leitor, o telespectador  e o ouvinte com a maior desfaçatez, escondendo fatos e realidades.

Wellington Dias (PT) Revolução silenciosa no Nordeste

Do Blog do Zé Mário


Wellington Dias, que deixou o governo do Piauí em abril, conta como mudou a política e o IDH no estado, que já foi o mais pobre do país.

Wellington Dias foi bancário do Banco do Nordeste, do Banco do Estado do Piauí e da Caixa Econômica Federal. Presidiu a Associação de Pessoal da Caixa (Apcef) e o sindicato dos bancários de seu estado. Foi vereador, deputado estadual e federal e venceu no primeiro turno as duas eleições que disputou para governador, ambas contra políticos tradicionais. Em 2002 recebeu 51% dos votos, contra 44% de Hugo Napoleão. Em 2006, foram 61%, contra 25% do segundo colocado, Mão Santa. Dias deixou o governo do Piauí em abril com mais de 80% de aprovação para disputar uma cadeira no Senado, em outubro.

Quando assumiu, em janeiro de 2003, enfrentou economia e autoestima em baixa: o PIB local era de R$ 7 bilhões, e chegou aos R$ 18 bilhões em 2009. Pesquisas locais apontavam que apenas metade da população, mais precisamente 51%, se dizia orgulhosa de ser piauiense. No final de 2009, essa taxa de autoestima estava em 88%. O Piauí terminou o século 20 na condição de estado mais pobre do Brasil – IDH (que vai de 0 a 1) na casa de 0,5 – e deve chegar à próxima década em 0,8. Isso se deve a um plano de modernização baseado em 40 metas relacionadas a qualidade de vida, algumas já são alcançadas: “Estamos completando este ano algo que vai ser novidade no Brasil: o acesso a todo o ciclo de educação, da pré-escola à pós-graduação, nos 224 municípios do Piauí”.

Brasil assina acordo com Irã e enche os brasileiros de orgulho!

Do Blog do Pascoal 


Após a vitória do Presidente Lula, costurando mais um acordo internacional, desta vez com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a imprensa brasileira (PIG), mais uma vez desdenha e divulga com relativo pouco caso mais uma vitória da diplomacia brasileira.

Hoje no Bom-dia Brasil, da torcedora-mor-contra Rede Globo, o apresentador e comentarista Alexandre Garcia divulgava a notícia visivelmente abatido, quase forçado, e aproveitando o momento para enaltecer vários obstáculos e pontos negativos desse acordo, ressaltando que não acredita que o presidente do Irã irá cumpri-lo. Impressionante o comportamento "do contra" dessa imprensa brasileira, muito bem qualificada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim como Partido da Imprensa Golpista (PIG), já que age mais como um partido de oposição do que como imprensa verdadeiramente livre.

Em nossa opinião, falta patriotismo também nesse comportamento cada vez mais definido de uma imprensa comprometida com o que há de pior em nossa sociedade, como essa classe de políticos entreguistas que, por dinheiro, não hesitariam em entregar a própria mãe.

Mas, apesar de toda essa campanha implementada contra o atual governo, a população, que não está indo mais em conversa fiada de jornalões e redes de tvs em descrédito, vem confirmando o seu irrestrito apoio ao atual governo, pois sabe perfeitamente a diferença entre o que prega essa imprensa interesseira e o que acontece de fato no seu dia a dia, como a conquista do poder real de compra da classe trabalhadora, onde muitos que sequer sonhavam em ter uma mesa farta, foram mais além e hoje já ostentam comportamento de classe média, como a condição de possuir casa mobiliada, veículos e até financiamento da casa própria.

Graças ao presidente Lula isso não é mais um sonho. É a realidade brasileira!
E essa realidade não pode acabar. O eleitor sabe disso!

O Brasil se desponta como nação conciliadora, graças à habilidade de negociação do Presidente Lula aliada à competência do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e mesmo com toda torcida contra da imprensa local, o noticiário internacional vem destacando o nosso Presidente como um dos mais importantes líderes mundiais da atualidade.

Parabéns Lula, parabéns Brasil por mais essa importantíssima conquista internacional!

domingo, 16 de maio de 2010

Vox Populi mostra Dilma com 38% e Serra com 35%


A pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez à frente do pré-candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, em pesquisa de intenção de votos do Instituto Vox Populi, divulgada ontem.
Na pesquisa estimulada, o levantamento traz a petista com 38% das intenções de voto, em empate técnico com Serra, que tem 35%. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Dois mil eleitores, moradores de 117 cidades (nas cinco regiões brasileiras), foram ouvidos.
No levantamento anterior feito pelo instituto, em abril, Serra tinha 34% das intenções de voto, contra 31% de Dilma.
Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, os dois candidatos também estariam tecnicamente empatados. A petista teria 40% e o tucano 38%, dentro, portanto, da margem de erro.
A pesquisa espontânea - quando o eleitor abordado pelos pesquisadores diz em quem vai votar - também aponta a liderança da petista Dilma Rousseff. Ela aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Serra tem 15%. Em janeiro, cada candidato obteve 9% das intenções de votos espontâneos.
A pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, consolidou-se na terceira posição da pesquisa estimulada. Subiu de 7% para 8%.
As regiões onde Dilma Rousseff é mais lembrada são o Nordeste (44%) e o Norte (41%). Serra lidera no Sul (44%) e está tecnicamente empatado com a petista no Sudeste.
Fator Lula
O levantamento de votos espontâneos mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto. Mesmo sem poder se candidatar, Lula é citado pelos eleitores, o que confirma sua popularidade.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 7 de maio, sob o número 11.266/2010. Os dois mil eleitores foram entrevistados entre os dias 8 e 13. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

SERRA TEVE RAZÕES PARA O ATAQUE DE NERVOS

Do Blog Terra Brasilis

Está explicado porque José Serra passou a semana distribuindo coices até em jornalistas “amigos”. Nós, pobres mortais só temos informações pelos jornais. Mas candidatos com poder (e poder econômico, sobretudo) têm pesquisas permanentes à disposição, tanto as quantitativas – de intenção de voto – quanto as qualitativas, que são aquelas em que um grupo selecionado é estimulado a conversar e opinar sobre algo e do outro lado de uma parede espelhada fica o marqueteiro vendo o que está pegando bem e o que está pegando mal.

José Serra sabe que sua “confortável liderança” só existe no “conto de fadas” do Datafolha. O que o Vox Populi mostrou hoje, ele já sabia. Mas aconteceu o pior: o que todas as pesquisas mostravam não se atenuou, mas – do ponto de vista dele – agravou-se.


Começo analisando a base sobre a qual se assenta o crescimento da candidatura Dilma, que é a avaliação do Governo Lula. A melhora da avaliação do presidente é significativa e contínua.

E quando a pergunta passa a ser como essa avaliação se transfere para a decisão de voto, a coisa é ainda pior para Serra. Tomando as mesmas pesquisas, de agosto do ano passado, janeiro e maio deste ano,a resposta à pergunta “Se o Presidente Lula apoiar um candidato a Presidente e pedir para as pessoas votarem nele, voce…” , Bem, a resposta “com certeza votaria” subiu de 29% para 33%. E o “com certeza não votaria” baixou de 12% para 10%.

Intenção de voto espontânea, sem apresentação de cartela. Dilma sai de 3% em agosto para 9% em janeiro e 19% agora. Serra tinha 5%, empata com Dilma nos mesmos 9% em janeiro , mas só chega a 15% agora. E o estoque de votos “no Lula” – tranferíveis a Dilma, portanto - que era de 22% e é agora é de 10% ” gastou só 12% para um crescimento de 16% da candidata lulista. Traduzindo mais claramente: a soma de votos espontâneos Dilma + Lula era de 25% em janeiro, é de 29% agora.

O desconhecimento de Dilma permanece alto. A soma dos que conhecem só de nome e dos que não conhecem, para Dilma, é de 44%. Para Serra, 25%. A tal “antipatia” de Dilma, tão falada na mídia, não se confirma na prática. Nos que já conhecem os candidatos, ela desperta uma impressão positiva ou muito positiva em 57%, contra 50% de Serra. E as opiniões negativas ou muito negativas, neste mesmo universo, ficam muito mais fortes para Serra – 15% – do que para Dilma, que tem 10%.


O contrário do que toda a midia diz, não é?

Tanto é que a rejeição o confirma. A rejeição de Dilma baixou de 17 para 15%, a de Serra subiu de 16% para 20%.

Marina não dá sinais de um crescimento maior. Pode até crescer um pouco mais, mas ao que parece não vai virar “onda” . Não foi para ela ou para ele próprio, ao que parece, que a saída de Ciro da disputa transferiu intenções de voto.

Mas a análise dos números ainda tem coisas piores para José Serra.

No possível confronto de segundo turno, ele perde a confortável vantagem que tinha antes. Serra ganharia de Dilma no turno decisivo, por 46% a 32% em agosto passado, seguiria com larga frente em janeiro (46% a 35%), mas passa agora a ser derrotado por 40% a 38%. Isso e mais a importantíssima questão feita sobre quem é o candidato que o entrevistado acha que vai vencer a eleição – algo essencial para definir a migração para o “voto vencedor” - mostram que a maré de percepção do sucesso eleitoral virou e favorece a candidata petista. Em janeiro, só 30% achavam que ela venceria, contra 43% que emprestavam a Serra a condição de vencedor. Agora, os números são o contrário: ela tem 40% de percepção de vitória, contra 39% de Serra.

Por último, é bom que se esclareça que os números que estão sendo comentados (38 a 35% em favor de Dilma) se referem a uma simulação onde só os dois, além de marina Silva, são apresentados aos entrevistados. Quando entram todos os candidatos dos partidos pequenos, o resultado passa a ser Dilma, 37% e Serra, 34%. Prefiro usar este número porque a eleição se fará com todos eles.

Os dados completos da pesquisa você encontra aqui.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Lula recebe prêmio da ONU por combate à fome


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta segunda-feira (10) o prêmio Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome, concedido pelo PAM (Programa Alimentar Mundial), vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas). Ele foi eleito pelos esforços para conter a fome.
A entrega ocorreu durante a cerimônia de abertura do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, no Itamaraty.
Para os integrantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o brasileiro desempenha um trabalho ativo nos esforços e na execução de programas internos e apoio às ações externas, em outros países, no combate à fome. Um dos destaques foi a atuação brasileira na cooperação com o Haiti – devastado depois do terremoto de 12 de janeiro.
Antes de conceder o prêmio a Lula, a diretora executiva do PAM, Josette Sheeran, afirmou que o presidente tem usado sua liderança no cenário internacional para estimular políticas de combate à fome.
- O Brasil tem mostrado para o mundo boas ações para acabar com a fome e a desnutrição.
Sheeran destacou o programa Bolsa Família, ao ressaltar como positivas as condicionalidades do programa, como a necessidade de manter as crianças na escola.
A diretora executiva do PAM informou que conheceu de perto a aplicação das ações brasileiras ao visitar, perto de Brasília, lugares onde se aplicam os programas da estratégia do Fome Zero.

sábado, 8 de maio de 2010

Homenagem às Mães: “O maior amor do mundo” de Chico Buarque de Holanda


Sempre
Eu te contemplava sempre.
Te mirei de mil mirantes,
Mesmo em sonho estive atento
Pra poder lembrar-te sempre,
Como olhando o firmamento
Vejo estrelas cintilantes
Que se forma para sempre.
O teu corpo em movimento,
Os teus lábios em flagrante,
O teu riso, teu silêncio,
Serão meus, ainda e sempre.
Dura a vida alguns instantes,
Porém mais do que o bastante
Quando cada instante
É sempre.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Requerimento N.º 55/2010 Vereador Ramiro Grossi solicita reforma de muradas da Ponte do Colosso da Mata


Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares


O Vereador que este subscreve, após a tramitação regimental, requer do Poder Executivo Municipal a reforma da murada da Ponte do Colosso da Mata. 

Justificativa:
Moradores que passam por ali reclamam que a murada da referida ponte está muito danificada e colocando em risco as pessoas e o patrimônio público não conservado.
Sala das Sessões da Câmara Municipal, 05 de maio de 2010
Ramiro Andrade Grossi
Vereador PT
 

Requerimento N.º 54/2010 Vereador Ramiro Grossi requer poda de árvores na Rua Padre Chiquinho


Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares


O Vereador que este subscreve, após a tramitação regimental, requer do Poder Executivo a poda das árvores da Rua Padre Chiquinho.

Justificativa:


Os moradores reclamam que somente algumas árvores foram podadas por solicitação de alguns moradores e outras se encontram provocando deficiência de iluminação pública naqueles locais.
Sala das Sessões da Câmara Municipal, 05 de maio de 2010
Ramiro Andrade Grossi
Vereador PT

Requerimento N.º 53/2010 Vereador Ramiro Grossi solicita limpeza de lote no Bairro Tarza


Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares


O Vereador que este subscreve, após a tramitação regimental, requer do Poder Executivo que faça a fiscalização e solicitação de limpeza do lote situado à Rua Florentino Fernandes no Bairro Tarza, entre as casas de nº 148 e 252. 
Justificativa:
O referido lote se encontra muito sujo e a comunidade está reclamando que estão aparecendo ratos, aranhas, cobras e escorpiões além do perigo de focos do mosquito da dengue naquela área do perímetro urbano que está abandonada.

Sala das Sessões da Câmara Municipal, 05 de maio de 2010

Ramiro Andrade Grossi
Vereador PT

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pimentel é o candidato do PT ao governo de Minas


O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, é o candidato do PT ao governo de Minas. Ele venceu com 52% (16.346) dos votos o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que alcançou a marca de 48% (15.093). O resultado foi divulgado no início da noite de hoje, dia 3, pelo presidente do PT mineiro, deputado federal Reginaldo Lopes e por membros da Executiva Estadual.

De acordo com os dados computados pela Comissão de Organização Eleitoral (COE-MG), 404 municípios (66,8%) dos 605 aptos realizaram a prévia. Foram registrados 31.439 votos válidos, 104 em branco e 167 nulos, em um universo de 108.525 filiados aptos a votar.

Agora, Pimentel tem o compromisso de intensificar o diálogo com os partidos da base aliada do governo federal e garantir palanque forte para a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, em Minas.  O Encontro Estadual – que definirá a tática eleitoral do PT de Minas para 2010 –, nos dias 21, 22 e 23 de maio, homologará a candidatura do petista.

Em Raul Soares as prévias aconteceram em clima de paz e harmonia na Escola Estadual Benedito Valadares, Fernando Pimentel obteve 69 dos 73 votos válidos, contra 04 votos do ex-ministro Patrus Ananias.

O Presidente do PT vereador Ramiro Grossi, que apoia Fernando Pimentel para o Governo de Minas, agradece a participação dos filiados raulsoarenses que compareceram para exercer o seu direito de cidadania votando nas prévias do Partido dos Trabalhadores.

sábado, 1 de maio de 2010

Lula é eleito pela revista Time como líder mais influente do mundo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na capa da revista Time, eleito pela publicação com uma das personalidades mais influente do mundo em 2010. A sétima edição da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo foi divulgada nesta quinta-feira. A lista da Time é dividida nas categorias líderes, heróis, artistas e pensadores. Lula lidera o ranking dos 25 líderes mais influentes do mundo. Em segundo está o presidente do conselho de administração da Acer, J. T. Wang. O presidente norte-americano Barack Obama só aparece em quarto lugar.
De acordo com a publicação, "Lula quer para o Brasil o que costumávamos chamar de 'sonho americano'". Numa breve descrição sobre Lula, a revista afirmou que os EUA têm muito o que aprender com ele. "A grande ironia da presidência de Lula (...) é que mesmo quando tenta impulsionar o Brasil para o primeiro mundo com programas sociais como o Fome Zero, destinado a acabar com a fome, e planos para melhorar a educação oferecida à classe trabalhadora, os EUA se parecem cada dia mais com o Terceiro Mundo".
No texto, escrito pelo cineasta Michael Moore, a revista diz que Lula tem lições a dar aos Estados Unidos. Na reportagem do cineasta de Tiros em Columbine, Lula é "um filho genuíno da classe trabalhadora da América Latina" e cita as dificuldades vividas pelo presidente no passado, como a necessidade de abandonar a escola na 5ª série para trabalhar como engraxate e o acidente de trabalho que o fez perder um dos dedos da mão.
Para o cineasta, um dos motivos que levaram Lula a entrar na carreira política foi a morte de sua mulher durante o oitavo mês de gestação, por não receber atendimento médico adequado. "Eis uma lição para os bilionários de todo mundo: deixem o povo ter um bom serviço de saúde, e ele irá lhes causar muito menos problemas", diz o texto.
Segundo Moore, Lula trabalha para diminuir as desigualdades sociais no Brasil, enquanto os Estados Unidos enfrentam uma situação de concentração de renda cada vez maior. "Paradoxalmente, os Estados Unidos, onde a população 1% mais rica detém mais riqueza financeira do que o conjunto dos 95% mais pobres", estão se transformando em uma sociedade que está se encaminhando rapidamente para um cenário semelhante ao brasileiro.

Grande imprensa está “nervosinha” com os movimentos de Lula e Dilma


O Serra tem as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) para fazer propaganda eleitoral antecipada, desde 2007.
Dilma tem o povão e os movimentos socias.
Como o Serra não tem os movimentos sociais do seu lado, a imprensa não aceita que haja propaganda eleitoral antecipada para outro(a) candidato(a) que não seja ele.
Quando chegar ao período permitido para campanha eleitoral, as Organizações Serra vão inventar outros expedientes para impedir que a Dilma faça campanha e, mais uma vez, somente a imprensa faça para o Serra 24 horas por dia.
O estilo demo-tucano será o mesmo utilizado pelos uruguaios para não deixar o time do Brasil jogar: obstrução, canelada, cotovelada, xingamento, cuspe na cara e paralisação do jogo o tempo todo.
Na verdade, as Organizações Serra sabem que o Serra não tem a menor chance de se eleger, se a Dilma fizer campanha, mostrando o que realizou e o que pretende fazer nos próximos quatro ou oito anos.
Conclusão: as Organizações Serra odeiam a democracia. Por elas nem haveria eleição.
Pesquisas eleitorais feitas por elas diriam quem deve ocupar os cargos no executivo e no legislativo.
Muito mais fácil, simples e indireto.
Bobagem essa história de democracia direta e participativa.
Related Posts with Thumbnails