Inicio esta primeira semana de novembro, como sempre, levantando bem cedo para o trabalho... e dou de cara com esta frase no blog do Vereador Ramiro Grossi...
No blog, deparo com um emocionante agradecimento do Vereador a minha pessoa pelos esforços nesta luta ao lado dos trabalhadores metalúrgicos de Raul Soares. Não é necessário agradecer, Ramiro... Este é meu jeito de ser, pois não saberia viver de outra forma: sempre seguindo “gente simples, fazendo coisas simples, em lugares pouco importantes, provocando mudanças extraordinárias”, como afirma a frase de origem africana.
Neste momento, é importante parar e pensar: é esta gente simples, fazendo coisas simples, que colocou, de forma séria e inovadora, Raul Soares à mesa de negociações da Diretoria da mais importante instituição financiadora do desenvolvimento econômico e social em nosso País – o BNDES. Assim, nossa querida Raul Soares deixa de ser um “lugar pouco importante” e, pelas mãos e mentes dos seus trabalhadores metalúrgicos, aparece na cena nacional como um lugar que inicia a longa e corajosa jornada que levará a um desenvolvimento econômico e social justo e solidário que garanta o presente, e também o futuro de quem ainda nascerá nessas terras de São Sebastião de Entre Rios.
Professor José Horta Valadares, PhD.
Universidade Federal de Viçosa – Departamento de Economia Rural