terça-feira, 20 de outubro de 2009

Carta de pedido de apoio ao Presidente Lula para recuperação da Tarza pela Coopertrim a ser entregue pessoalmente pelos nossos representantes.




Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica

de Raul Soares Ltda. – COOPERTRIM



Raul Soares, 20 de outubro de 2009.



Excelentíssimo Senhor

Presidente da República Federativa do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva.



Senhor Presidente,



Fazemos este contato para apresentar algumas informações sobre atividades em curso no município de Raul Soares, MG, relacionadas à transformação de uma grande metalúrgica em processo falimentar em Cooperativa de Trabalhadores.


A fábrica em questão é a Industrial São Sebastião S/A. Dedicada à produção das ferramentas TARZA (ferramentas e implementos agrícolas) 70 anos, responsável pela geração de trabalho e renda de centenas de famílias, empresa esta que se encontra desativada a doze meses, o que tem provocado um grande impacto sócio econômico para toda aquela região.


As atividades de organização da Cooperativa desenvolvidas em Raul Soares , reunidas no denominado Projeto Travessia, tem o apoio da UFV - Universidade Federal de Viçosa, através do professor José Horta Valadares, até recentemente, assessor especial da Pró-Reitoria de Extensão na administração do novo Reitor, Prof. Luiz Cláudio Costa, apoiador incondicional do envolvimento da Universidade em projetos relacionados aos movimentos sociais. O Projeto também conta com o apoio da CNM - Confederação Nacional dos Metalúrgicos na elaboração do Plano de Recuperação Judicial da Empresa.


Neste momento já temos constituída a COOPERTRIM - Cooperativa dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de Raul Soares Ltda., bem como finalizada a aprovação em Assembléia de Credores do Plano de Recuperação Judicial, que demonstra a viabilidade econômica e social da indústria que já se encontra legalmente arrendada pelos trabalhadores da cooperativa.


O trabalho tem o apoio da Universidade Federal de Viçosa, da municipalidade raul-soarense, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos - CUT, da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais, deputados federais e estaduais interessados nos movimentos sociais.


Foi realizada a nossa aproximação com o Governo Federal, para que nos dê apoio junto aos órgãos governamentais de crédito , na pessoa do Exmo Ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias que já nos colocou em contato com a diretoria do BNDES. A expectativa e o envolvimento dos trabalhadores tem sido muito grande em torno deste trabalho. O impacto do Projeto naquela região tem sido notável para consolidar os movimentos sociais e sinalizar oportunidades para outras iniciativas de organização popular.


A intenção das lideranças do Projeto em curso no BNDES é a liberação dos recursos financeiros necessários ao alcance dos resultados, a recuperação da indústria metalúrgica daquele Município, garantindo a plena continuidade da produção e dos postos de trabalho, por meio de uma Cooperativa de Trabalhadores (já legalizada). Desta forma, garantiríamos o trabalho , asseguraríamos o pagamento dos credores e, principalmente, reforçaríamos as práticas da democracia popular pelo incentivo ao cooperativismo.


Eis uma luta coroada de sucessos, graças ao empenho e dedicação dos metalúrgicos apoiados pelo Sindicado dos Metalúrgicos de Raul Soares, pela Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais, pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CUT, por diversas lideranças políticas e da sociedade civil, e pela Universidade Federal de Viçosa que, por intermédio de seus professores e técnicos, e apoio do Reitor Professor Luiz Cláudio Costa, oferece ao movimento a sustentação técnica e organizacional na área de cooperativismo e gestão empresarial.


Os passos desta caminhada, iniciada em fevereiro de 2009, podem ser assim resumidos:


1. Realização de diversas reuniões públicas para debates e organização dos metalúrgicos em Cooperativa de Trabalho;

2. Constituição e registro da Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Raul Soares Ltda. – COOPERTRIM, em pleno funcionamento;

3. Elaboração de Plano de Recuperação da Indústria TARZA, com recursos oferecidos pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos; este documento (um estudo econômico de viabilidade empresarial) constitui peça fundamental para a atuação, e inserção, do movimento dos trabalhadores de Raul Soares no Processo de Recuperação Judicial da TARZA, na Comarca local.

4. Apresentação de Projeto de Financiamento junto ao BNDES (Carta Consulta protocolada) solicitando recursos da ordem de seis milhões de reais do Programa de Apoio à Consolidação de Empreendimentos Autogestionários, em tramitação naquela Instituição financeira;

5. Aprovação do Plano de Recuperação da Indústria TARZA, elaborado pelo movimento dos trabalhadores e assinado pela COOPERTRIM, em Assembléia Geral dos Credores, promovida pelo Administrador Judicial do Processo de Recuperação Judicial, em 18 de agosto de 2009.

6. Elaboração de Termo de Arrendamento da Indústria TARZA, pelo qual suas instalações ficam arrendadas pela Cooperativa dos Trabalhadores, a COOPERTRIM;

7. Abertura dos processos de negociação dos débitos fiscais da Indústria TARZA junto a Receita Federal, Receita Estadual e Receita Municipal, atendendo exigência da Juíza da Comarca para aprovação do pleito da COOPERTRIM relativo ao arrendamento daquela indústria;

8. Durante os meses de janeiro até agosto/2009 foram contatados um grande número de autoridades e lideranças políticas e da sociedade civil que passaram a apoiar a iniciativa dos metalúrgicos de Raul Soares.


Neste momento, a COOPERTRIM estará sendo incorporada ao Processo Judicial por meio da apresentação do Plano de Recuperação aprovado em Assembléia Geral dos Credores, da apresentação do Contrato de Arrendamento, o que habilitará a Cooperativa e seus trabalhadores-associados a assumirem a condução da indústria.

Entretanto, todo este esforço político, de intensas negociações, e que tem despertado a atenção para os movimentos sociais em nossa região, poderá ser prejudicado pela demora da tramitação do projeto de financiamento apresentado ao BNDES. O projeto encontra-se em tramitação naquela instituição junto ao Departamento de Prioridades (Sr. Robson Wagner – tel. 21-2172-0021, Ramal 7132) e ao Departamento de Economia Solidária (Sr. Ângelo Fucks, e Sr. Guilherme Montoro – tel. 21-2172-8283).


Desta forma, solicitamos vossos bons ofícios para que a análise do nosso projeto junto ao BNDES seja processada em tempo hábil, de forma que não prejudique a finalização desta iniciativa ímpar do movimento dos trabalhadores em Minas Gerais. Como o processo judicial está em fase de encerramento, a favor da Cooperativa dos Metalúrgicos – COOPERTRIM, os recursos financeiros ora solicitados ao BNDES constituem-se em necessidade fundamental para a retomada do funcionamento da Indústria TARZA.



Atenciosamente,


Efigênio Francisco Avelino

Diretor Presidente da COOPERTRIM


Juarez Tadeu Alves

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Raul Soares


Ramiro Andrade Grossi

Vereador da Câmara Municipal de Raul Soares


Eimard Rodrigues Ribeiro

Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares


José Horta Valadares
Professor da Universidade Federal de Viçosa


Related Posts with Thumbnails